Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Na cultura popular, a Primavera começa no dia 21 de Março


No ano passado, eram 16h30 de dia 20, este ano chegou pelas 10h30 da manhã - e daqui a uns anos ainda vai chegar mais cedo. Mas afinal o que se passa com a estação das flores e das andorinhas?


Na cultura popular, a Primavera começa no dia 21 de Março, mas nos últimos anos a data tem-nos trocado as voltas. Em 2016, foi a meio da tarde, tal como em 2014. Este ano, foi logo a meio da manhã.
Na verdade, trata-se da data e hora exacta em que se verifica o equinócio da Primavera – ou seja, o momento em que o Sol está a cruzar o chamado equador celeste. E como esta passagem não dista no tempo por um número certo de dias ( na verdade, são 365 dias, cinco horas, 48 minutos, 45 segundos e duas décimas...) a conta não bate sempre certo.

Daí que, desde há alguns anos, o início da primavera deixou de se comemorar a 21 de Março, embora tenha sido por isso que foi escolhido para assinalar o Dia da Árvore e da Floresta – que agora, é também Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e Dia Mundial da Síndrome de Down.

A última vez que coincidiu com o dia 21 foi em 2007 e parece que isso só voltará a acontecer em 2102, segundo refere o site Earth Sky. No ano passado, e por causa do fuso horário, ainda era dia 19 quando alguns países celebraram a sua chegada – desde 1986, acrescenta o mesmo site, que isso não acontecia. Neste século XXI, e por cá, a primeira Primavera a chegar logo a dia 19 será em 2044.
Teresa Campos















































Sem comentários: