Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 20 de abril de 2018

O chá feito com as folhas da carqueja funciona como um tónico estomacal controlando o apetite




A planta é um arbusto de até 80 cm de altura, hastes ramificadas, eretas e lenhosas na base, com ramos trialados, folhas nulas e flores amareladas que nascem agrupadas, formando bolas. Suas partes utilizadas para os chás, são as folhas.

Muitos ainda não acreditam nos poderes curativos e medicinais de ervas e chás, mas o uso destas tem se tornado cada dia mais popular no tratamento de doenças e enfermidades.

O chá feito com as folhas da carqueja funciona como um tónico estomacal controlando o apetite, além da anemia causada por perda de sangue. É diurético e depurativo indicado em casos de diarreia, fraqueza, gripes, febres e prisão de ventre.

A carqueja, tão famosa por seu sabor amargo, tem propriedade antitérmica e baixa o nível da glicose no sangue, efeito este comprovado cientificamente. Além disso, auxilia no tratamento de afecções gástricas, intestinais, hepáticas, biliares, febris e também atua na purificação do sangue. Seus benefícios se dão, principalmente, pelos compostos fenólicos, saponinas, flavonas e flavóides.
Comprovação científica

Alguns de seus efeitos foram estudados e comprovados pela ciência:
Combate à gastrite;
Redução do colesterol;
Controle do diabetes;
Combate à amigdalite, faringite, asma e bronquite asmática;
Eliminação de vermes intestinais;
Alívio de problemas gastrointestinais;
Combate à má circulação;
Combate ao reumatismo;
Eficaz nos regimes de emagrecimentos.

Com muitos propósitos e benefícios, a carqueja pode ser usada na forma de chá, realçando alguns efeitos.
A proporção é de 20g de folhas picadas para um litro de água. Coloque 20g de folhas picadas em um recipiente com 1l de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe esfriar e coe. Você pode tomar de três a quatro vezes ao dia.
Para algumas enfermidades, o preparo pode variar:

Para controle do diabetes, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas em 1 l de água fervente, com o fogo desligado. Deixe esfriar, coe e tome uma xícara de chá seis vezes ao dia. Quando estiver fazendo uso deste chá, controle rigorosamente os níveis glicêmicos, uma vez que ocorrem baixas significativas correndo o risco de provocar hipoglicemia.




























































Sem comentários: