Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

terça-feira, 8 de maio de 2018

A maçã é uma fruta que pode ser surpreendentemente benéfica para o organismo humano



A maçã é uma fruta que pode ser surpreendentemente benéfica para o organismo humano. Nascida da árvore conhecida como macieira, ela é típica dos ambientes de clima temperado. De um paladar extremamente saboroso, ela é também detentora de um alto poder de nutrição.

Neste fruto encontram-se igualmente as vitaminas B1 e B2, ideais para reajustar o complexo nervoso, auxiliar o desenvolvimento físico, prevenir enfermidades dermatológicas, estomacais, e problemas capilares.Na sua casca está armazenada uma substância chamada pectina, a qual contribui para diminuir o nível do colesterol sanguíneo. Ela é uma fibra passível de ser dissolvida, mas não é assimilada pelo intestino; assim, a pectina acumula água e outros materiais residuais, tornando mais fácil a subtração de elementos venenosos, estabilizando, portanto, o colesterol.

Além disso, a maçã é rica em niacina, fósforo, que evita o cansaço mental e ajuda a constituir ossos e dentes, e ferro, fundamental para a boa circulação sanguínea. A quercetina, presente nesta fruta, é muito importante para que não se formem coágulos no sangue, responsáveis pela eclosão de derrames.

Com poderes adstringentes, atuando assim no fortalecimento dos tecidos, é indicada para o bom funcionamento da garganta e das cordas vocais. Ademais, esta fruta é prescrita para todos que possuem doenças intestinais, reumáticas, excesso de gordura, gota, diabetes, entre outras enfermidades.

Da sua casca também é possível elaborar um chá muito indicado para a purificação sanguínea e que tem efeitos diuréticos. Afirma-se que quem consome uma média de cinco maçãs semanais adquire a capacidade de respirar melhor. Estudos demonstram que seus poderes antioxidantes adiam o envelhecimento e impedem o aparecimento de tumores malignos, graças à actuação dos fitonutrientes deste fruto, os quais mantêm a vitalidade celular.

















































Sem comentários: