Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

domingo, 6 de maio de 2018

O chá de hortelã é óptimo para o tratamento de diversos problemas de saúde



O chá de hortelã é óptimo para o tratamento de diversos problemas de saúde, como:
Má digestão, náusea ou vómito;
Baixar o colesterol;
Contra dor de cabeça;
Cólica menstrual;
Para limpar os pulmões e descongestionar o nariz, principalmente em casos de gripe ou resfriado com tosse; 
Combate dores abdominais por ter ação anti-espasmódica;
Tem efeito sedativo e ajuda a acalmar e pegar no sono;
Combate a diarreia com sangue;
Combate a tricomoníase genital;
Ajuda a eliminar vermes.

A hortelã pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele ou aromaterapia.

Além disso essa uma erva aromática é fácil de ter em casa num vaso porque requer poucos cuidados e que combina muito bem com suco de abacaxi ou limão, em drinks e até para molhos de iogurte em pratos salgados como tempero, por exemplo.
Receitas de chá de hortelã

Os chás podem ser preparados usando os dois tipos de hortelã, de acordo com os benefícios pretendidos.
 Chá de hortelã com canela e gengibre para emagrecer 

Este chá deve ser preparado com qualquer tipo de hortelã, adicionando gengibre e canela porque estes outros ingredientes ajudam a emagrecer.

Ingredientes:
6 folhas de hortelã
1 pau de canela
1 cm de raiz de gengibre
180 ml de água 

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Depois repousar até amornar e depois coar, tomar sem adoçar, ao longo do dia. 


O chá de folhas de hortelã, quando combinado com ulmária ou rainha-dos-prados e com laranja-amarga, é bom para o tratamento da febre, pois promove o aumento do suor. Além disso, também é bom para problemas respiratórios, como tosse, asma, gripe, rouquidão, coriza e congestão nasal. 
















































Sem comentários: