Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Autarcas de Valpaços ameaçam demitir-se caso se mantenha a decisão de fechar o Tribunal

Lusa

29 Jun, 2012, 19:29

O presidente da Câmara de Valpaços, Francisco Tavares, e os deputados da Assembleia Municipal ameaçaram hoje demitir-se "em bloco", caso o Governo mantenha a decisão de encerrar o tribunal local.
"Não suporto esta desonradez e injustiça para com o Município de Valpaços e a população", afirmou Francisco Tavares.
O presidente, que ocupa funções há quase 27 anos, tinha intenções de se demitir hoje, mas decidiu aguardar um mês, depois de receber um comunicado do gabinete do Ministério da Justiça, na quinta-feira à noite, pedindo para não tomar essa "atitude drástica" e agendando uma reunião para a próxima semana.
"Notei, agora, por parte do Ministério da Justiça alguma recetividade e abertura para o diálogo", ressalvou.
Contudo, se, findo o mês que o Ministério da Justiça pediu para aguardar, não houver novidades positivas, Francisco Tavares garante demitir-se como forma de protesto para com a decisão "injusta" do Governo.
"Não tenho condições de continuar a ser autarca com o encerramento contínuo de serviços no concelho, por isso, sacrifico o meu cargo de presidente da câmara", explicou.
Depois do anúncio da decisão do autarca, os deputados da Assembleia Municipal aprovaram hoje, por unanimidade, uma moção dirigida à ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, mostrando "indignação, repúdio e protesto" para com a decisão.
"Esta atitude deixa-me satisfeito e demonstra que estamos unidos na mesma luta", afirmou Francisco Tavares.
Na nova proposta do mapa judiciário, a comarca de Valpaços, no distrito de Vila Real, integra a lista dos 54 tribunais a extinguir, porque "apresenta valores reduzidos ao nível do movimento processual".
Apesar da proposta de extinção do tribunal, o documento assegura a criação de uma extensão judicial no concelho.
O edil reforça que esta política não serve Valpaços, a população e o interior.
"Não sou contra o Governo, mas não me sinto bem em defender o Governo como defendi e, agora, andar na rua a protestar contra ele, por isso, tomei a decisão de me demitir porque me sinto ofendido", terminou.
Na segunda-feira, os 12 advogados da Comarca de Valpaços suspenderam, por tempo indeterminado, a atividade no tribunal local, como forma de proposto pela proposta do seu encerramento.
Segundo dados da Ordem dos Advogados de Valpaços, já deram entrada no Palácio de Justiça, até ao momento, 450 processos e existem "mais de 1200 processos" pendentes.
Atualmente, o tribunal funciona com dois magistrados judiciais e dois juízes do Ministério Público.
Significa, segundo a ordem, que tem "movimento processual" e razão de existir.
















8 comentários:

Anónimo disse...

Não posso deixar de enaltecer e louvar o comportamento e a elevação do Engº. Francisco Tavares. Orgulho-me de o ter como Amigo e como meu Presidente de Câmara.
Também fiquei sensibilizado com a atitude de todos os membros da Assembleia Municipal. Sinceramente, não estava à espera desta posição, de força, dos deputados municipais.
São estes comportamentos (e a defesa destas causas) que mostram os verdadeiros homens.
Esta união, esta determinação e esta força (própria dos Transmontanos) faz-me acreditar num futuro melhor.
Orgulho-me de pertencer a Valpaços e de ser Valpacense.
António Ribeiro Barbosa

Anónimo disse...

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=566718&tm=9&layout=121&visual=49&source=mail

Alguém está a mentir?

Anónimo disse...

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=566718&tm=9&layout=121&visual=49&source=mail

Alguém está a mentir?

Anónimo disse...

EM VEZ DE ESTAREM A CRITICAR POLITICAMENTE AS PESSOAS, ESTE ESPAÇO DEVERIA SERVIR PARA SE ESTUDAR UMA FORMA DE REPUDIO, DE CONTESTAÇÃO CONTRA O FECHO DO TRIBUNAL, E OS GOVERNANTES COMEÇARAM A TER RESPEITO POR NÓS (VALPACENSE).
AQUI VAI UMA SUGGESTÃO, BLOQUEAR AS ENTRADAS QUE DÃO ACESSO AO CONCELHO DE UMA FORMA CIVILIZADA DEMONSTRANDO A NOSSA REVOLTA!!!!!, MARCAR UM DIA E PARALIZAR O CONCELHO. MAS VENHA OUTRAS SUGGESTÕES!!! ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR A COMBATER ESSES OPORTUNISTAS UM ABRAÇO.......VERDADEIRO

Anónimo disse...

O tribunal vai embora, as finanças também vão, e o Presidente Tavares fica, fica porque está agarrado ao poder, de outro modo já nem sequer estava à frente dos destinos Camarários, e teria delegado no seu sucessor os destinos e também a preparação das próximas eleições autárquicas, Sabemos perfeitamente que o Sr. que se segue, então o Presidente Tavares que deixe caminho livre ao seu sucessor, que o mostre ao povo, que lhe dê a oportunidade de trabalho para o povo o avaliar durante este ano.
Mas não, vai ficando, surdo e cego, definhando na cadeira do poder, até ao ultimo suspiro...

Graça Gomes disse...

E quem é o sucessor do senhor Presidente, quer o anónimo dizer?
Tanto quanto sei o povo vai ser chamado a votar, para eleger o novo Presidente. É assim em democracia. O poder não se entrega como uma prenda. Ganha-se, com os votos do povo. vamos ter de aguardar uns tempitos. Não esteja impaciente...

Anónimo disse...

Desculpe mas tenho de rectificar o seu comentário, as eleições de que fala a Sra. Graça são as eleições para a Autarquia Municipal, aquilo a que me referi, foi tão somente, ao futuro candidato pelo PSD à Autarquia Municipal, e esse já devia ter sido escolhido à muito tempo, à semelhança daquilo que tem sido feito em muitos outros Municípios.

Anónimo disse...

não é so o psd que poderá ter problemas na escolha de candidatos. o pS tem 3 neste momento, Altamiro claro, Jose Mimoso e Eugenio Borges, será um destes...