Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.
É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.
Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.
Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.
A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".
A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.
8 comentários:
Não posso deixar de enaltecer e louvar o comportamento e a elevação do Engº. Francisco Tavares. Orgulho-me de o ter como Amigo e como meu Presidente de Câmara.
Também fiquei sensibilizado com a atitude de todos os membros da Assembleia Municipal. Sinceramente, não estava à espera desta posição, de força, dos deputados municipais.
São estes comportamentos (e a defesa destas causas) que mostram os verdadeiros homens.
Esta união, esta determinação e esta força (própria dos Transmontanos) faz-me acreditar num futuro melhor.
Orgulho-me de pertencer a Valpaços e de ser Valpacense.
António Ribeiro Barbosa
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=566718&tm=9&layout=121&visual=49&source=mail
Alguém está a mentir?
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=566718&tm=9&layout=121&visual=49&source=mail
Alguém está a mentir?
EM VEZ DE ESTAREM A CRITICAR POLITICAMENTE AS PESSOAS, ESTE ESPAÇO DEVERIA SERVIR PARA SE ESTUDAR UMA FORMA DE REPUDIO, DE CONTESTAÇÃO CONTRA O FECHO DO TRIBUNAL, E OS GOVERNANTES COMEÇARAM A TER RESPEITO POR NÓS (VALPACENSE).
AQUI VAI UMA SUGGESTÃO, BLOQUEAR AS ENTRADAS QUE DÃO ACESSO AO CONCELHO DE UMA FORMA CIVILIZADA DEMONSTRANDO A NOSSA REVOLTA!!!!!, MARCAR UM DIA E PARALIZAR O CONCELHO. MAS VENHA OUTRAS SUGGESTÕES!!! ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR A COMBATER ESSES OPORTUNISTAS UM ABRAÇO.......VERDADEIRO
O tribunal vai embora, as finanças também vão, e o Presidente Tavares fica, fica porque está agarrado ao poder, de outro modo já nem sequer estava à frente dos destinos Camarários, e teria delegado no seu sucessor os destinos e também a preparação das próximas eleições autárquicas, Sabemos perfeitamente que o Sr. que se segue, então o Presidente Tavares que deixe caminho livre ao seu sucessor, que o mostre ao povo, que lhe dê a oportunidade de trabalho para o povo o avaliar durante este ano.
Mas não, vai ficando, surdo e cego, definhando na cadeira do poder, até ao ultimo suspiro...
E quem é o sucessor do senhor Presidente, quer o anónimo dizer?
Tanto quanto sei o povo vai ser chamado a votar, para eleger o novo Presidente. É assim em democracia. O poder não se entrega como uma prenda. Ganha-se, com os votos do povo. vamos ter de aguardar uns tempitos. Não esteja impaciente...
Desculpe mas tenho de rectificar o seu comentário, as eleições de que fala a Sra. Graça são as eleições para a Autarquia Municipal, aquilo a que me referi, foi tão somente, ao futuro candidato pelo PSD à Autarquia Municipal, e esse já devia ter sido escolhido à muito tempo, à semelhança daquilo que tem sido feito em muitos outros Municípios.
não é so o psd que poderá ter problemas na escolha de candidatos. o pS tem 3 neste momento, Altamiro claro, Jose Mimoso e Eugenio Borges, será um destes...
Enviar um comentário