Lebução fica situada em lugar alto e aprazível, na margem esquerda do rio Calvo, entre montanhas onde o tempo guardou riquezas e mistérios. A 25km da sede do concelho, goza de um clima de montanha com invernos frios, verões quentes e de paisagens deslumbrantes.

É uma aldeia tradicionalmente vocacionada para a agricultura (centeio, batata, castanha e vinho) e para o comércio de largas tradições. Em tempos remotos, Lebução, foi o centro das transacções comerciais de uma enorme área circundante, que se efectuavam por troca directa de produtos.

Monumentalmente, a Igreja abraça, do alto das suas torres sineiras, todo o casario disposto em anfiteatro e chama os fiéis à oração. É obra da renascença, de muros altos e bem alinhados, construção de uma só nave. O retábulo do altar-mor, é de apreciável valor artístico, com colunas salomónicas e motivos ornamentais e simbólicos, realçando as arquivoltas que guarnecem a abóbada polícroma da tribuna.O Orago da freguesia é S. Nicolau, mas a principal referência religiosa desta terra é Nossa Senhora dos Remédios, que tem o seu dia no calendário religioso - 8 de Setembro.

Aqui, como em todo o Nordeste de Portugal, usa-se uma linguagem oral, um conjunto de termos e expressões que, pouco a pouco, se vão perdendo com a partida dos mais idosos.

A hospitalidade está presente nas vivências diárias, marcadas por um espírito de partilha e solidariedade. A porta das casas de Lebução está sempre aberta para receber, à boa maneira transmontana, "quem vier por bem".


A ideia deste Blogue, surgiu da necessidade de preservar a identidade desta comunidade, aproximando todos os Lebuçanenses da sua terra natal.

A feira do Folar de Valpaços

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

A Lúcia-Lima é uma planta com excelentes propriedades medicinais



Da família das Verbenáceas, a Lúcia-Lima é uma planta originária da América do Sul que, por seu aroma e sabor agradável, além de excelentes propriedades medicinais, conquistou adeptos em diversos outros continentes e países. É chamada pelos franceses de verbaine citronée, pelos ingleses de lemon verbena, e no Brasil é popularmente conhecida como erva-cidreira. Ainda pode ser conhecida como limonete, doce-lima, bela-luísa e limonário. Enquanto a maioria das plantas possui apenas um nome científico, a Lúcia-Lima possui quatro: Verbena citriodora Cav., Lippia citriodora L., Lippia triphylla (L’Herit.) O. Kuntze e Aloysia triphylla (L’Herit.) Britton. O arbusto belo, perfumado e robusto com pequenas flores brancas com traços lilás, folhas caducas e forte odor de limão foi prontamente acolhido por perfumistas europeus do século XVIII, que o introduziram em sua renomada tradição de perfumaria. Saiu do Peru, Argentina, Chile e América do Sul – onde ainda é muito disseminada e conhecida como cedron – para tomar toda a Europa Meridional, além de ter como seu atual maior produtor o Marrocos.

A fama e popularidade da planta Lúcia-Lima se dá principalmente por atuar magnificamente como relaxante do sistema nervoso, tratando e aliviando sintomas da enxaqueca, além de propiciar um sono mais tranquilo e agradável. Também é uma óptima opção para pessoas agitadas, já que serve como calmante. Ainda, é capaz de estimular o apetite, aliviar cólicas menstruais e gastrointestinais, além de proporcionar amplos benefícios para o sistema digestivo em geral, como reduzir os gases intestinais e outros incómodos.

A planta Lúcia-Lima é composta por taninos, iridóides e flavonoides. Ainda é muito rica em óleos essenciais, principalmente borneol, cironelol, citral, limoneno, geraniol e eucaliptol.

Um benefício da planta que é desconhecido por muitos é sua capacidade de repelir insectos. Basta diluí-la em água e borrifar nos locais onde os mosquitos costumam ficar.

Fonte: Benefícios Naturais
















































Sem comentários: